Esquenta Rio 2016! Vila dos Atletas recebe todas as religiões no Rio 2016

Atletas podem solicitar a presença de líderes religiosos de acordo com suas necessidades.

Dentro das reportagens que estamos postando sobre as Olimpíadas 2016, vamos abordar hoje o fato da Vila dos Atletas está aberta a todas as religiões durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A afirmação é de Mario Cilenti, diretor do espaço. Segundo ele, qualquer esportista que solicitar a presença de um representante da sua religião será prontamente atendido.

“Os atletas nessa situação devem procurar as delegações de seus respectivos países, que providenciam a entrada do líder religioso”, explica Cilenti. Ele destaca que a presença permanente de representantes de Budismo, Cristianismo, Hinduísmo, Islamismo e Judaísmo no Centro Inter-Religioso da Vila está prevista no Manual Técnico de Vilas Olímpicas do Comitê Olímpico Internacional (COI), mas de forma alguma limita o acesso dos atletas a outras crenças.

A última versão deste documento foi divulgada pelo COI logo após os Jogos Londres 2012. O texto prevê que o espaço em questão conte com uma lista de informações de “outros centros religiosos ou fés que possam ser contatadas em caso de solicitação dos residentes durante os Jogos Olímpicos”. De acordo com o manual, o Centro deve ser um local voltado para oração, meditação e aconselhamento dos atletas.

Saiba mais: http://arqrio.org/formacao/detalhes/1317/o-centro-inter-religioso-na-vila-olimpica

Via: rio2016

Crédito foto destaque: Rio 2016/Saulo Pereira Guimarães