Workshop do SEBRAE sobre empreendedorismo dá início à Feira do Conhecimento IDB 2017

Foi dada a largada para a Feira do Conhecimento 2017, nesta quarta-feira, 20 de setembro. Durante todo o dia, foi realizado no Instituto Dom Barreto, o Workshop do Sebrae para a capacitação dos alunos do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e para os alunos da 1ª e da 2ª Séries do Ensino Médio, nas aéreas de empreendedorismo e inovação.

A abertura foi feita pela Diretora do IDB, professora Stela Rangel. Durante a manhã, a capacitação foi voltada para os alunos do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental. Já no turno da tarde, os alunos da 1ª e 2ª Séries participaram do momento de conhecimento e descobertas sobre o mundo empreendedor.

O administrador de empresas, mestre em Economia e doutor em Ciências Empresariais Maurício Boavista, deu o pontapé inicial para a Feira de Conhecimento 2017 com a palestra “O empreendedorismo em 2 tempos”, palestra criada pelo SEBRAE, em que os representantes são treinados para disseminar e socializar as informações a respeito do empreendedorismo.

“Para mim, é uma satisfação muito grande estar aqui dando esta palestra. Se nós fôssemos selecionar um perfil ideial para começar um programa de empreendedorismo, eu diria que aqui está um, pois junta à necessidade de se fomentar o empreendedorismo com a oportunidade que o aluno do Dom Barreto tem”, afirma. Pai de ex-alunos, Maurício revela um carinho especial por retornar ao Instituto Dom Barreto e contribuir para a formação da nova geração. “A sensação que tive pode ser descrita em uma palavra: ímpar. Eu voltei no tempo, há 30 anos, quando eu vinha deixar meus filhos aqui para estudar”.

O João Manoel, do 9º Ano do Ensino Fundamental, turma “A”, ficou surpreso e encantado com todas as descobertas que fez através da palestra.  “Eu consegui entender a diferença entre empreendedor e empresário. Também achei interessante a explicação sobre empreendedorismo social, em que ele usou o exemplo da Malala que ajudou muitas crianças e foi a mais jovem a ganhar o Nobel da Paz”, pontua.

O segundo momento foi a palestra da Assistente Social, especialista em Administração Pública e Consultora em Educação Empresarial, Rosário Barros Amorim com o tema “Transforme sua ideia em um modelo de negócio”. A consultora iniciou o momento falando um pouco sobre a necessidade da organização da ideia e da diferença entre criatividade e inovação. O quadro de modelo de negócios, elemento chave para a organização das equipes no desenvolvimento de suas ideias empreendedoras, foi explicado detalhadamente por Rosário para os alunos.

O terceiro e último momento foi colocar a mão na massa, através da oficina. Separados em grupos, cada equipe recebeu uma cópia do quadro de modelo de negócio e a partir daí, foram preenchendo conforme as explicações dadas anteriormente. Além de desenvolverem de forma organizada as ideias, os grupos puderam contar com a consultoria individual de Rosário durante uma hora de oficina.